skip to Main Content

IBE, IP ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PARA ESTÁGIOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES BOLSEIROS

O Instituto de Bolsas de Estudo, I.P, (IBE) e A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) assinaram, na manhã de hoje, 15 de Março de 2024, um Memorando de Entendimento (MdE) que visa assegurar a atribuição de Estágios Profissionais Remunerados aos Estudantes do IBE recém-graduados, dentro e fora do País, em áreas de actuação da Empresa, com prioridade para a Engenharia Eléctrica.

Trata-se de um instrumento de cooperação que vai, também, priorizar a Igualdade de Género, um dos Objectivos Estratégicos da EDM, na medida em que a selecção dos estudantes do ensino Técnico Profissional ou licenciados, para o treinamento, dará especial atenção à participação da Mulher. “Temos aqui, na EDM, exemplos de Mulheres com prestações notáveis na gestão de projectos e, por essa via contribuem, de forma satisfatória, para o sucesso das actividades e o bom desempenho da Empresa”, disse o Administrador Executivo da EDM, Dr. Noel Govene. A mesma fonte, fazendo menção à comemoração do mês da Mulher, celebrado de 08 de Março a 07 de Abril, manifestou, ainda, o orgulho da EDM em estar, desde sempre, sincronizada com as aspirações das Mulheres Moçambicanas.

Na mesma ocasião, a Directora do IBE, Dr.a Carla Caomba, referiu que este acto representa a primeira parceria do género que a instituição estabelece para responder a um dos grandes desafios que a instituição enfrenta, isto é o apoio a estudantes bolseiros recém-graduados para a realização do Estágio Profissional.

“Os estágios profissionais desempenham um papel crucial na formação dos estudantes, especialmente nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, fazendo uma ponte essencial entre o aprendizado teórico e a aplicação prática no mundo real”, vincou a Directora do IBE.

Por seu turno, Noel Govene disse esperar uma participação activa, quer do IBE, quer dos estudantes, na vigilância e denúncia de actos de Vandalização de Infra-estruturas Eléctricas e Roubo de Energia, que geram grandes prejuízos à Empresa. “Só em 2023, a EDM registou prejuízos na ordem dos 5 Mil Milhões de Meticais, valor que serviria para ligar mais famílias moçambicanas à Rede Eléctrica Nacional”, referiu o Gestor.

Refira-se que, a EDM, no âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, está empenhada em contribuir para o bem-estar dos moçambicanos, de modo que o presente MdE representa mais um exemplo do comprometimento da Empresa em causas solidárias, com impacto útil e necessário para prossecução dos trabalhos de electrificação nacional, garantindo Energia de qualidade para todos moçambicanos, até 2030.

This Post Has One Comment

  1. Prezados sou licenciado em química pela universidade pedagógica delegação de Manica no ano 2o16 até então ainda não consegui emprego preferiria continuar com os meus estudos o que faço para tal efeito, Timóteo chingore cherene in chimoio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back To Top