skip to Main Content

Estudantes Moçambicanos na Rússia, participam hoje dia 14/05 de uma exposição denominada Planeta Yugo zapad

A comunidade estudantil em Moscovo, participou no dia 14 de Maio, de uma exposição denominada Planeta Yugo zapad, ou seja, Festival “Planet Southwest” que é uma celebração anual das tradições e culturas nacionais dos povos representados pelos estudantes da Universidade de Amizade entre os Povos – RUDN.

O evento acontece no início do mês de Maio, tendo como actividades principais uma feira e exibição de objectos culturais dos diferentes países, e uma grande maratona de concertos dos estudantes da Universidade.

 O festival é celebrado desde 1987 e é popular não apenas entre os estudantes e funcionários da Universidade, mas também entre os convidados da Universidade, dentre os quais os veteranos da Grande Guerra Patriótica, que recebem atenção especial para esta actividade.

O festival contou com a presença de S.Excia Professor Doutor José Mateus Muária Katupha, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da Federação Russa.

No acto da chegada na Exposição, S.Excia Embaixador foi recebido pelo Eunílio Buque, estudante bolseiro e Presidente da Associação dos estudantes moçambicanos em Moscovo.

O Presidente da AEM- Moscovo acompanhou S.Excia Embaixador primeiro a mesa expositora onde estavam os estudantes moçambicanos, ao chegar S.Excia Embaixador saudou aos estudantes, e teve alguns momentos de sessão fotográfica com os estudantes.

S. Excelência Embaixador deixou uma mensagem de apreço aos estudantes e salientou que a participação em actividades do gênero é de extrema importância, sendo que desta forma fazemos com que o país seja conhecido, e ajudamos ao mundo a conhecer a rica cultura moçambicana.

S. Excia Embaixador acompanhado pelo Eunílio Buque Presidente da AEM-Moscovo , visitou também todas mesas dos países que estavam a desfilar aquilo que é a sua cultura. E por fim, despediu-se dos estudantes e manifestou o seu interesse em colaborar com a comunidade com vista a dar mais visibilidade nas actividades como estás e a criar mecanismos para aumentar o material da exposição dos estudantes.

ibe

This Post Has 7 Comments

  1. Eu me inscrevi para receber uma bolsa de estudos para a Rússia e gostaria de saber se há alguma previsão sobre a data de saída dos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top