skip to Main Content

Município e Politécnico de Leiria acolhem alunos de Cabo Delgado

Três dezenas de alunos oriundos de Cabo Delgado, região de Moçambique flagelada pelo extremismo violento, vão ser acolhidos na região de Leiria, onde vão ficar a residir e a estudar no Politécnico, durante dois anos, frequentando cursos técnicos profissionais.

Da totalidade de alunos, 20 ficarão no concelho de Leiria, seis em Peniche e quatro nas Caldas da Rainha, sendo que o Município de Leiria providencia habitação para 12 alunos.

Este acolhimento resulta de um trabalho conjunto do Município de Leiria, Instituto Politécnico e Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, afirmou que esta iniciativa insere-se na visão de apoio solidário do Município na área da formação destinada a jovens dos países de língua portuguesa, neste caso Moçambique.

Este é um bom exemplo de trabalho entre instituições, destacou Gonçalo Lopes, manifestando disponibilidade para apoiar iniciativas como esta que contribuem para o desenvolvimento do país irmão.

Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, destacou a importância que a instituição a que preside atribui à internacionalização e à multiculturalidade, assumindo um valor especial neste caso específico por abranger estudantes oriundos de uma zona que vive uma situação de emergência.

Carla Coamba, diretora-geral do Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, agradeceu a oportunidade de formação dada aos jovens, dentro do espírito de solidariedade entre os dois países.

Esta iniciativa, realçou, contribui para a realização de sonhos de jovens moçambicanos, “particularmente os da região norte do país, flagelados pelo extremismo violento, que já ceifou muitas vidas inocentes e destruiu infraestruturas públicas e privadas, incluindo instituições de ensino”.

Fonte: https://www.cm-leiria.pt/municipio/gabinete-de-comunicacao/noticias/noticia/municipio-e-politecnico-de-leiria-acolhem-alunos-de-cabo-delgado

This Post Has 12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top